segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Leão está faminto ;-[

 
Receita Federal tem recorde de cobranças fiscais em 2011, este é o tema da matéria do Thiago Resende e Joao Villaverde, do jornal Valor economico de 17 a 21/02/2012.

A cada matéria veiculada na mídia, notamos que o Leão a cada dia, está ainda mais com as garras de fora; no ano de 2011, alcançou a cifra de quase R$ 110 bi em cobranças fiscais, e em torno de 407 mil autuações; todo esse mecanismo facilitador da fiscalização deve-se a informatização de processos e o famoso cruzamento de informações; segundo a Receita Federal, as Declarações de Serviços Médicos e de Saúde, foi uma das mais importantes para essa fiscalização eletronica.

Com essa rapidez de informações, é muito importante a pessoa física elaborar com criterio a Declaração de Ajuste Anual, para não cair na malha fina; observar precisamente os informes de rendimentos das fontes pagadoras, as despesas médicas de profissionais autonomos e demais documentos que são inerente ao correto preenchimento.

As empresas do ramo industrial, prestação de serviços e comércio, são as mais fiscalizadas, muitas exercem planejamento tributário, para redução de impostos, incorrendo em falta de observação na legislação.

A vida fiscal das pessoas físicas e das empresas, agora e no futuro, serão totalmente fácil de serem fiscalizadas, alem do cruzamento de dados informatizados, as informações de valores e movimentações financeiras, circulam na velocidade de um clique; as notas fiscais eletronicas, SPED e outros inovações, mais a eficiencia da TI, fazem com que o Leão, seja mais ágil na sua caçada.

Empresário do setor contábil, Auditor e consultor de empresas. Este blog, tem o intuito de levar informações aos empresários em geral. As matérias aqui reproduzidas de outros autores, devem ter a permissão "politica de privacidade do autor"; não nos responsabilizamos por matérias não editadas por nós. Para fazer referencia as nossas noticias artigos e conteudo do blog, é permitida, desde que indicado a fonte.